Projeto Nascente Viva

Projeto Nascente Viva

A iniciativa de fazer ações em prol das questões ambientais pelo Sicoob Credcooper iniciou em 2015. Tomou força em 2016 com a criação do Projeto Nascente viva, buscando atender a necessidade de discutir e criar ações concretas para a questão ambiental, com o foco em água na área de atuação do Sicoob Credcooper.
 A princípio foi realizado na comunidade de Santa Luzia um seminário com o renovado Pedro Diesel sobre recuperação de nascentes em 2015. No ano de 2016 foi realizado um segundo seminário nos municípios de São Domingos das Dores e São Sebastião do Anta.
Após estas ações foi desenvolvido o projeto Nascente Viva, através do funcionário Fábio Junio de carvalho, formado em Geografia e conhecedor na área que contou com parcerias em pesquisa de diversas empresas de diferentes especialidades tais como:  Emater, Engtopo Ambiental, Embrapa Milho e Sorgo, Parque Florestal e Fazendas Reunidas Laia & Souza.
Dentro do Projeto Nascente Viva os trabalhos iniciaram em 2016. Foram recuperadas quatorzes nascentes, realizados cinco seminários e cinco palestras de abril a dezembro, nas cidades de São Domingos das Dores, Inhapim, Ubaporanga, Caratinga, Piedade de Caratinga e Vargem Alegre.
Fechando os trabalhos em dezembro, em parceria com o Instituto Terra conseguimos doação de 12.000 mudas de árvores nativas, que foram doadas para cooperados nas cidades de atuação para reflorestamento das suas nascentes.